É
bem conhecido que beber vinho tinto com moderação
pode proporcionar alguns benefícios à saúde,
atribuído principalmente a um composto chamado resveratrol.
Cientistas da University of Virginia Health System descobriram
como isso ocorre.
Eles
descobriram que o resveratrol ajuda a matar células
cancerígenas por inanição, inibindo a
ação de uma proteína que as nutrem. A
proteína chamada fator nuclear-kappa B (NF-kB, em inglês),
é encontrada nos núcleos de todas as células
e ativa os genes responsáveis pela sobrevivência
das célula. "Nós usamos doses de resveratrol
fisiologicamente relevantes e descobrimos efeitos dramáticos
em células cancerígenas humanas", disse
Marty Mayo, professora de bioquímica e genética
molecular.
Mayo
disse que o resveratrol contido em um copo de vinho, consumido
de três a quatro vezes por semana, é a quantidade
correta para bloquear a proteína que alimenta as células
cancerígenas. "Beber mais do que o indicado, porém,
poderia impedir o efeito e conduzir a um maior risco de câncer",
disse o pesquisador.
O
resveratrol é um anti-oxidante encontrado em inúmeras
plantas, incluindo casca de uva, framboesas, amoras e amendoins.
Sua função na natureza é combater os
fungos durante a estação das chuvas e é
especialmente prevalente nas uvas usadas para produzir o vinho
tinto. O resveratrol é também vendido como suplemento
nutricional nos EUA.
Por
vários anos, os cientistas já sabiam que o resveratrol
age como um agente contra o câncer, mas sua função
ainda não estava bem entendida. Mayo e sua equipe demonstraram
que as células cancerígenas tratadas com este
componente morreram porque as mesmas se tornaram sensíveis
a um composto chamado Fator de Necrose Tumoral alfa (TNFa-
em inglês). Os pesquisadores descobriram que o resveratrol
iniciou uma reação na molécula NF-kB
que fez com que as células cancerígenas essencialmente
se autodestruíssem em um processo chamado apoptose.
O
uso de inibidores de NF-kB como o revesterol também
tem importantes implicações para o aumento da
eficácia da terapia contra o câncer. "Os
pesquisadores estão sempre procurando meios para melhorar
a terapia contra o câncer", disse Mayo. "Estudos
correntes estão usando compostos similares ao TNFa
em conjunto com o resvaratrol para matar células do
câncer."
"Estudos
clínicos atuais usando esta abordagem estão
apresentando resultados encorajadores e esta pesquisa explica
o porquê da efetividade dessa terapia". Estudos
prévios mostram que o resveratrol pode ajudar a controlar
a aterosclerose, doenças cardíacas, artrite
e doenças autoimunes.
Fonte:
http://emedix.com.br/not2004/04mai20oncembo-rdt-vinho.shtml
 |