Quem
bebe vinho é mais saudável, rico e inteligente,
diz pesquisa realizada na Dinamarca.
Uma nova pesquisa sobre vinho, realizada com jovens adultos
na Dinamarca, mostra que aqueles que consomem a bebida são,
geralmente, mais inteligentes, mais ricos e têm maior
nível de instrução -- fatores que podem
também ser associados a uma saúde melhor.
"As
pessoas com altos Q.I. (quocientes de inteligência),
pertencentes a um alto nível sócio-econômico,
e que têm bom nível de instrução
são geralmente mais saudáveis do que aquelas
que não possuem essas características",
afirmou June Reinisch, uma das autoras da pesquisa e diretora
do Kinsey Institute for Research in Sex, Gender, and Reproduction,
da Univesidade de Indiana.
O
estudo, publicado pelo Archives of Internal Medicine, nos
Estados Unidos, analisou 363 homens e 330 mulheres com idades
entre 29 e 34 anos.
Os
autores do trabalho compararam pessoas que bebiam vinhos com
as que consumiam cerveja, e as que se abstinham com as que
consumiam os dois tipos de bebida. A pesquisa foi realizada
entre 1990 e 1994.
As
pessoas avaliadas foram escolhidas entre um grupo de pessoas
nascidas no principal hospital de Copenhague, entre 1959 e
1961, e que pesquisadores têm estudado ao longo dos
anos.
Outras
pesquisas dinamarquesas que mostraram os benefícios
para a saúde do vinho foram baseadas em dados coletados
quando poucos no país, onde a cerveja é mais
tradicional, regularmente bebiam vinho.
O
estudo divulgado visava a avaliar se outros fatores sociais
poderiam ajudar a explicar uma aparente saúde melhor.
O
doutor Tedd Goldfinger, um cardiologista de Tucson, no estado
norte-americano de Arizona que tem estudado o consumo de álcool
e a saúde cardíaca, disse que os benefícios
do vinho não devem ser desconsiderados.
"Há,
claramente, benefícios no consumo de vinho", afirmou
Goldfinger, que não participou no estudo.
Goldfinger
disse que o álcool pode reduzir a tendência do
sangue a coagular e provocar enfartes, e eleva os níveis
do colesterol bom.
Os
benefícios de beber um copo de vinho tinto foram discutidos
ao longo da última década, depois da descoberta
do "Paradoxo Francês" -- os franceses tinham
baixos índices de problemas cardíacos apesar
de suas dietas ricas em colesterol. Estudos mostraram que
o segredo poderia ser um cálice ou dois de vinho tinto
durante o jantar.
Mas
alguns cientistas, inclusive a comissão de nutrição
da American Heart Association, têm alertado sobre o
fato de que beber vinho não é a forma mais comprovada
de melhorar a saúde cardíaca.
Esses
especialistas sugerem práticas que adquiriram respeito
ao longo do tempo, como adotar uma dieta saudável,
praticar exercícios físicos regularmente e manter
um peso corpóreo adequado.
As
pessoas com maior poder aquisitivo tendem a apresentar menos
problemas de saúde porque têm mais acesso à
assistência médica e geralmente mantêm
um estilo de vida mais saudável por ir ao médico
com regularidade e consumir alimentos mais nutritivos, explicou
Goldfinger.
Mas isso não significa que não há benefícios
para a saúde no consumo moderado de vinho, e a pessoa
não precisa ser rica para comprar esse produto, enfatizou.
 |