Além
de todas as vantagens já conhecidas, o consumo de vinho
ainda é creditado com mais outras, não menos
importantes...
Tem poder antioxidante - ele é benéfico
para a saúde devido à presença de polifenóis
nas uvas, agindo como antioxidantes. São nutrientes
naturais que protegem contra reações químicas
indesejáveis no interior do corpo, especialmente a
oxidação das células, causadora do envelhecimento
e doenças. Essas substâncias são encontradas
nas cascas e sementes de uvas tintas.
Diminui chances de pedras nos rins - estudos
feitos na Inglaterra e Estados Unidos em 1998, mostram que
pessoas que bebem uma taça de vinho por dia têm
uma redução de 59 porcento no risco de formação
da primeira pedra. O Dr. Gary Curham, autor do estudo, diz:
"A urina fica mais diluída, significando um maior
fluxo com aumento da secreção de hormônios
antidiuréticos."
Melhora a atitude psicológica - qualquer
enófilo pode atestar o poder relaxante de uma taça
de um bom vinho. Pessoas que bebem uma ou duas taças
por dia tendem a um estilo de vida mais moderado e equilibrado
e parecem ser mais capazes de administrar o stress.
Protege contra o mal de Alzheimer - pesquisas
na França sugerem que o consumo moderado de vinho pode
proteger contra o Alzheimer e a demência. Foi verificado
que bebedores moderados tiveram uma redução
de 75 porcento na taxa de mal de Alzheimer e 80 porcento na
taxa de demência quando comparadas, nos dois casos,
com não bebedores.
Não engorda - contra todas as teorias,
pesquisas recentes mostram que quantidades moderadas de vinho
não têm esse efeito. Um estudo da Universidade
do Colorado em 1997 descobriu que homens saudáveis
bebendo dois cálices de vinho tinto nas refeições
não tiveram ganho de peso.
|