Usuário:  Senha:  
 
  home / associados / premiações / dicionário / quem somos / associe-se / legislação / fale conosco   
 
 
 
Vinho & Saúde / Vinho ou suco de uva?

Dados Estatísticos
Produção de Uvas
Comercialização de Vinhos
e Derivados
Importação de Vinhos e
Espumantes

Sites Interessantes
Embrapa Uva e Vinho
CEFET
Ministério do
Desenvolvimento
CONAB
Receita Federal
Ministério da Agricultura,
 Pecuária e Abastecimento
Organização Internacional
 da Uva e do Vinho

Consórcio de Exportação
Associação Brasileira
 de Enologia


Apesar dos conhecidos benefícios do vinho sobre nossa saúde, bebida importante nos benefícios da conhecida Dieta Mediterrânea e do estilo alimentar francês, conhecido como o "paradoxo francês", muitas pessoas não toleram bebidas alcoólicas e esta posição estimula o alcoolismo, o que também não é favorável à nossa saúde, quando alguns tentam "calcular" quanto de álcool, seja vinho ou outra bebida seria bom para nossa saúde. Estão com razão aqueles que perguntam: Seria o vinho ou a uva? Não posso tomar apenas o suco de uva e me beneficiar de suas qualidades?

Pois bem. Alguns estudos têm mostrado que o suco de uva pode ser também benéfico à saúde. As uvas escuras são boas para a saúde da mesma forma que o vinho, tendo o mesmo poder anti-oxidante contra as doenças, devido à presença de substâncias chamadas de flavonóides, que protegem o coração. Os flavonóides encontrados na uva, e no suco de uva, têm mostrado que também, como o vinho, previne a oxidação do chamado mal colesterol, LDLs ou Lipoproteínas de Baixa (Low) Densidade que levam à formação de placas de aterosclerose nas paredes das artérias.

Em um estudo publicado em 1999 no jornal médico Circulation, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Wisconsin, Madison, pediram à quinze pacientes cardiopatas, incluindo pacientes com artérias estreitadas por placas de colesterol, que bebessem um copo grande de suco de uva por dia. Após quatorze dias, os exames de sangue revelaram que a oxidação do LDL Colesterol destes pacientes estava reduzido de forma significativa. Os exames de ultra-som mostraram mudanças nas paredes das artérias, indicando melhor circulação arterial.

O suco de uva também pode reduzir o risco da doença arterial que leva ao infarto do miocárdio de acordo com a médica Jane Freedman, pesquisadora da Universidade de Georgetown. Da mesma forma que o vinho tinto pode, o suco de uva também pode, mas neste caso o suco de uva é mais prático, já que o vinho só previne esta lesão arterial em doses em que as pessoas legalmente já seriam declaradas alcoolizadas, diz o pesquisador John Folts, da Universidade de Wisconsin, enquanto que com o suco de uva se pode beber o suficiente para obter estes benefícios sem o perigo de se intoxicar.

Além do mais, bebidas alcoólicas parecem não melhorar a função celular nos vasos sanguíneos da forma que faz o suco de uva, e, o álcool também gera radicais livres - moléculas instáveis de oxigênio que podem lesar vários tecidos, inclusive o endotélio, membrana interna dos vasos sanguíneos - reduzindo os benefícios do vinho com seus flavonóides sobre as artérias.

Na Universidade da Califórnia, o Dr. Davis e pesquisadores pegaram um vinho tinto cabernet sauvignon, removeram seu álcool, e pediram a um grupo de nove voluntários que tomassem em dias alternados o vinho sem álcool e noutro o vinho com álcool. Nas suas conclusões, publicadas na revista médica American Journal of Clinical Nutrition, um antioxidante chave chamado catequina persistiu no sangue por mais de quatro horas após terem tomado o vinho sem álcool enquanto que só persistiu por cerca de três horas após terem tomado o vinho cabernet normal. Aparentemente o álcool promove a eliminação mais precoce deste antioxidante no sangue e acelera sua eliminação do corpo. Mas o vinho pode promover um benefício pelo menos que o suco de uva não pode, elevar os níveis do bom colesterol no sangue, o HDL. Muitas pesquisas estão em andamento buscando respostas mais embasadas para este assunto. Até que estas respostas cheguem até nós bebamos muito suco de uva e de vez enquanto um bom vinho tinto.

Fonte: Instituto de Endocrinologia e Nutrição
http://www.drien.com.br/ien2003_alimentacao_vinho_ou_suco_de_uva.htm

 
     
  [ by Alvo Global - Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados ]