|
|
Apesar dos conhecidos benefícios do vinho sobre nossa
saúde, bebida importante nos benefícios da conhecida
Dieta Mediterrânea e do estilo alimentar francês,
conhecido como o "paradoxo francês", muitas
pessoas não toleram bebidas alcoólicas e esta
posição estimula o alcoolismo, o que também
não é favorável à nossa saúde,
quando alguns tentam "calcular" quanto de álcool,
seja vinho ou outra bebida seria bom para nossa saúde.
Estão com razão aqueles que perguntam: Seria
o vinho ou a uva? Não posso tomar apenas o suco de
uva e me beneficiar de suas qualidades?
Pois bem. Alguns estudos têm mostrado que o suco de
uva pode ser também benéfico à saúde.
As uvas escuras são boas para a saúde da mesma
forma que o vinho, tendo o mesmo poder anti-oxidante contra
as doenças, devido à presença de substâncias
chamadas de flavonóides, que protegem o coração.
Os flavonóides encontrados na uva, e no suco de uva,
têm mostrado que também, como o vinho, previne
a oxidação do chamado mal colesterol, LDLs ou
Lipoproteínas de Baixa (Low) Densidade que levam à
formação de placas de aterosclerose nas paredes
das artérias.
Em um estudo publicado em 1999 no jornal médico Circulation,
pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de
Wisconsin, Madison, pediram à quinze pacientes cardiopatas,
incluindo pacientes com artérias estreitadas por placas
de colesterol, que bebessem um copo grande de suco de uva
por dia. Após quatorze dias, os exames de sangue revelaram
que a oxidação do LDL Colesterol destes pacientes
estava reduzido de forma significativa. Os exames de ultra-som
mostraram mudanças nas paredes das artérias,
indicando melhor circulação arterial.
O suco de uva também pode reduzir o risco da doença
arterial que leva ao infarto do miocárdio de acordo
com a médica Jane Freedman, pesquisadora da Universidade
de Georgetown. Da mesma forma que o vinho tinto pode, o suco
de uva também pode, mas neste caso o suco de uva é
mais prático, já que o vinho só previne
esta lesão arterial em doses em que as pessoas legalmente
já seriam declaradas alcoolizadas, diz o pesquisador
John Folts, da Universidade de Wisconsin, enquanto que com
o suco de uva se pode beber o suficiente para obter estes
benefícios sem o perigo de se intoxicar.
Além do mais, bebidas alcoólicas parecem não
melhorar a função celular nos vasos sanguíneos
da forma que faz o suco de uva, e, o álcool também
gera radicais livres - moléculas instáveis de
oxigênio que podem lesar vários tecidos, inclusive
o endotélio, membrana interna dos vasos sanguíneos
- reduzindo os benefícios do vinho com seus flavonóides
sobre as artérias.
Na Universidade da Califórnia, o Dr. Davis e pesquisadores
pegaram um vinho tinto cabernet sauvignon, removeram seu álcool,
e pediram a um grupo de nove voluntários que tomassem
em dias alternados o vinho sem álcool e noutro o vinho
com álcool. Nas suas conclusões, publicadas
na revista médica American Journal of Clinical Nutrition,
um antioxidante chave chamado catequina persistiu no sangue
por mais de quatro horas após terem tomado o vinho
sem álcool enquanto que só persistiu por cerca
de três horas após terem tomado o vinho cabernet
normal. Aparentemente o álcool promove a eliminação
mais precoce deste antioxidante no sangue e acelera sua eliminação
do corpo. Mas o vinho pode promover um benefício pelo
menos que o suco de uva não pode, elevar os níveis
do bom colesterol no sangue, o HDL. Muitas pesquisas estão
em andamento buscando respostas mais embasadas para este assunto.
Até que estas respostas cheguem até nós
bebamos muito suco de uva e de vez enquanto um bom vinho tinto.
Fonte:
Instituto de Endocrinologia e Nutrição
http://www.drien.com.br/ien2003_alimentacao_vinho_ou_suco_de_uva.htm

|