A
FIVIN, em seu habitual trabalho de divulgar as novidades a
respeito do tema: “Vinho Nutrição e Saúde”
e transmiti-las aos consumidores, dá continuação
ao artigo publicado na revista científica “Heart”.
Este
artigo apresenta as diferentes hipóteses e mecanismos
relacionados com a prevenção das doenças
cardiovasculares, assim como os comportamentos complexos do
consumo de vinho e hábitos alimentares que poderiam
diminuir este risco.
Os
autores da matéria sustentam que na Europa existe uma
linha reguladora entre o norte e o sul quanto à mortalidade
cardiovascular, baseando-se em estudos epidemiológicos
disponíveis.
Eles
avaliam quais poderiam ser as implicações do
Paradoxo Francês nos sistemas de saúde pública.
O Paradoxo Francês, diz que, se compararmos norte americanos
e franceses, os americanos comem 30% menos de gorduras, praticam
mais esportes e fumam menos que os franceses e no entanto
os franceses tem menos riscos de sofrer ataques cardíacos.
Os elementos que podem explicar isto são de que os
franceses comem produtos mais frescos, porém, a chave
está no vinho que eles bebem nas refeições.
Este
é o Paradoxo Francês.
Ref:
Ferrieres J.
Heart. 2004 Enero: 90 (1): 107-11
FIVIN (Fundación Para la Investigación del Vino
y la Nutrición)
Plaza Penedès, 3, 3er piso. 08720 Vilafranca del Penedès
(Barcelona)
Tel. 93-890.45.45 Fax. 93-890.46.11 E-mail: prensa@fivin.com
Fonte:
Texto recebido da FIVIN – Fundação de
Pesquisas do Vinho para a Nutrição

|