|
|
Tese de doutorado da FMUSP comprova que a bebida tem o mesmo
efeito vasodilatador do vinho mas sem efeitos colaterais do
álcool.
Quem toma um cálice de vinho às refeições
com o objetivo de evitar possíveis problemas no coração,
mas tem como inconveniente os efeitos colaterais do álcool,
pode substituir a bebida por suco de uva. A tese de doutorado
da cardiologista e médica assistente do Instituto do
Coração (Incor) da Faculdade de Medicina da
USP, Silmara Regina Coimbra, comprovou que ...tanto o vinho
tinto quanto o suco de uva provocam o mesmo efeito sobre o
endotélio... (camada que forra internamente os vasos
sanguíneos), aumentando a sua dilatação,
frente a um estímulo.
Nessa camada é que se depositam as placas de gordura
(ateroscleróticas), que comprometem a circulação
e são capazes de provocar o infarto do miocárdio.
A grande vantagem do suco na proteção contra
a aterosclerose é a ausência de álcool.
Estudo
O
estudo foi realizado no Incor com 31 pacientes hipercoleste-rolêmicos
(com nível elevado de colesterol), sem outros fatores
de risco. O primeiro grupo, formado por 15 pessoas, consumiu
diariamente, durante sete dias, 500 ml de suco de uva (250
ml por refeição). Após um intervalo de
sete dias, eles repetiram o procedimento com o vinho tinto,
na mesma quantidade. O outro grupo, com 16 pacientes, foi
analisado por um período maior: 14 dias de consumo,
por bebida, com o mesmo período de intervalo.
Como resultado, com 14 dias de consumo, houve aumento da dilatação
endotélio-dependente tanto no caso do suco quanto no
do vinho, ou seja, melhorou a função endotelial.
A reatividade vascular endotélio-independente também
aumentou após consumo do vinho tinto. Não foi
observada, porém, nenhuma alteração em
lípides e agregação plaquetária
com vinho ou suco de uva.
Proteção sem riscos
Segundo a cardiologista Silmara Coimbra, a principal conclusão
deste trabalho é que o suco de uva pode proteger o
indivíduo contra a doença arterial coronária
(DAC) sem os riscos associados ao consumo do álcool.
Profissionais do Incor, sob a coordenação do
Prof. Dr. Protásio Lemos da Luz, já haviam comprovado
o efeito protetor do vinho e de outros produtos não
alcoólicos do vinho em coelhos.
Na recente pesquisa junto a pacientes com níveis elevados
de colesterol, as duas bebidas demonstraram efeito vasodilatador.
A
ação do vinho tinto na prevenção
de doenças do coração já é
conhecida há pelo menos uma década. O consumo
moderado da bebida é capaz de aumentar o nível
de HDL, o colesterol “bom”. O que se discute é
se esse efeito benéfico do vinho se origina do álcool
ou é devido à sua grande quantidade de flavonóides,
substância química que também é
encontrada na casca da uva, na cebola, na casca da maçã
e no tomate. Os flavonóides têm poder antioxidante
e, portanto, protegem o coração dos efeitos
das gorduras.
Não é álcool que protege
Na pesquisa da cardiologista Silmara Coimbra, concluiu-se
que “a proteção do vinho tinto parece
dar-se por outras substâncias que não o álcool”.
Para pessoas que pretendem adotar o suco de uva em sua dieta
com o objetivo de reduzir os riscos de problemas coronários,
Coimbra recomenda a ingestão de um copo (150ml) no
almoço e outro no jantar. O vinho é contra-indicado
a pessoas com elevados níveis de pressão arterial
e diabéticos, e pode produzir efeitos adversos.
Fonte:
http://www.vidaintegral.com.br/belezasaude/prevencao/sucodeuva.php

|