Segundo
o Chefe de Hematologia do Hospital de San Millán (La
Rioja), Dr. Joaquim Lasierra, o vinho é um alimento
que ajuda na prevenção do alzheimer.
Assim
mesmo, um novo estudo japonês encabeçado pelo
Dr. Michiratsu Sato , membro do Instituto de Enologia e Viticultura
da Universidade Yamanashi (Japão), descobriu compostos
no vinho que inibem uma enzima envolvida no aparecimento desta
enfermidade.
Os
últimos estudos realizados sobre vinho e saúde
revelam que o vinho ajuda na prevenção de doenças
como o alzheimer e doenças cardiovasculares. A partir
de certa idade, os indivíduos são mais propensos
a adoecer de infarto do miocárdio, trombose venosa
e câncer. Segundo as últimas pesquisas a respeito,
o vinho ajuda na prevenção de determinados tipos
de enfermidades, sobre tudo as que afetam os idosos.
Segundo
afirma o Dr. Lasierra, Chefe de Hematologia do Hospital San
Millán (La Rioja), o vinho é considerado como
alimento e, se consumido em quantidades moderadas, tem efeitos
benéficos em diferentes situações clínicas
e patológicas, tais como as cardíacas, a demência
da velhice e o mal de alzheimer.
O
vinho tem mais de 200 substâncias ativas como metais,
íons e vitaminas. A mais pesquisada foi uma substância
fenólica que trás benefícios aos portadores
de arteriosclerose e colesterol, que se encontra principalmente
no vinho tinto. É o transrevesterol, que é como
um antibiótico produzido pela própria videira
no momento da maturação, para não ser
afetada por um fungo que a destruiria nesta época.
Também foram detectados os efeitos positivos do vinho
para a trombose, pois evita que as plaquetas se agreguem,
diminuindo os infartos agudos de miocárdio.
Segundo
os especialistas sobre o assunto, o consumo moderado do vinho
nos trás longevidade. A Organização Mundial
da Saúde – OMS aconselha consumir três
taças de vinho ao dia, sempre durante as refeições.
O vinho é um alimento e por isso deve ser degustado
e tomado com moderação, principalmente se levarmos
em conta suas propriedades e efeitos benéficos para
a saúde.
Outra
Pesquisa Interessante
Um
novo estudo da Universidade de Ohio avalia os efeitos cardiovasculares
do vinho.
Pela
primeira vez foi estudado o efeito do vinho diretamente sobre
as células cardíacas, comprovando-se sua capacidade
para prevenir a fibrose, que afeta as pessoas hipertensas
e com falhas cardíacas.
Outro
estudo da Universidade de Ohio, avalia os efeitos cardiosaudáveis
do vinho, especificamente do antioxidante revesratrol .
Já
são conhecidos os efeitos do revesratrol na prevenção
dos coágulos sanguíneos e na redução
do colesterol. No entanto, neste estudo, foram pesquisados
pela primeira vez seus efeitos diretamente sobre as células
cardíacas e se comprovou sua capacidade de prevenir
a fibrose, uma condição que acontece com pessoas
hipertensas e com problemas cardíacos, onde é
ativada uma produção excessiva de colágeno
no coração, fazendo com que ele perca a capacidade
de bombear sangue de forma eficiente.
O
revesratrol, ao qual também se atribuem propriedades
anti-cancerígenas, se encontra em maior concentração
nas uvas tintas, mostos e no vinho tinto.
Referências
Bibliográficas:
(1)
Estudo publicado em “Bioscience, Biotechnology and Biochemistry”
(vol. 67 pp 380-382).
(2)
Estudo publicado no American Journal of Physiology-Heart and
Circulatory Phisiology (dezembro/2004). Estudo respaldado
pela Associação Americada do Coração
e pelo Centro de Desenvolvimento e Investigação
Agrícola do Ohio.
Informação
difundida pela FIVIN – Fundação para a
Investigação do Vinho e Nutrição.
Fonte:
La Semana Vitivinícola – Revista Técnica
de Interes Permanente nº 3056, de 05/03/05.

|